Pedaleiros,
Esta tem sido uma parte da transmissão na minha bicicleta de montanha nos últimos 6 meses. Na altura fiz a review e como prometi partilho com vocês a minha experiência com o Wheeltop EDS 0X.
Propuseram-me que o usasse, torci o nariz, enviaram-mo, recebi-o, instalei-o e fiz em 6 meses 36 atividades onde mais de 700km com o mesmo carregamento e autonomia. Usei-o em todo o tipo de condições e nem sempre nas condições menos abrasivas. Centenas de trocas de velocidades e nunca falhou, não empenou, nunca foi mexido e continua aqui, aparentemente pronto para mais 36 atividades nas condições que estiverem no dia.
Mas, como tudo na vida, surge sempre algo supostamente melhor e fui obrigado a trocá-lo e disse adeus Wheltop EDS 0X 1.0!
EDS 0X 2.0 vs. 1.0
Não é que a versão anterior fosse má, longe disso, mas havia alguns aspetos que podiam de ser melhorados. Esta versão vem numa caixa mais pequena, com um aspeto mais cuidado a nível de imagem, novo grafismo, mas lá dentro os mesmos acessórios da versão anterior.
UNBOXING
- Desviador EDS 0X;
- Switch de velocidades de controlo remoto;
- Cabo USB de carregamento magnético.
As diferenças a nível estético entre as duas versões são logo evidentes ao sair da caixa no que diz respeito ao desviador em si. A versão 2.0 surge mais atual esteticamente, mas esguio e aerodinâmico com o seu estilo “barbatana de tubarão”, mantendo praticamente o peso da versão anterior. Também algumas áreas do desviador, que deveriam estar mais protegidas e que estavam completamente expostas, surgem agora completamente isoladas e protegidas.
O switch de velocidades surge esteticamente igual à versão anterior, mas segundo a WHEELTOP, otimizado para uma conexão mais estável e sem interferências. Coisa que nunca me tinha apercebido durante a utilização da versão 1.0.
Mas isto não ficam só por uma mudança de estética...
MONTAGEM + CONFIGURAÇÃO
A filosofia deste desviador continua a mesma. Funcionar em qualquer tipo de cassete que tens instalada, independentemente da marca, desde que ela tenha entre 3 e 14 velocidades e entre 10 a 52 dentes, ao contrário de outros desviadores no mercado que obrigam trabalhar em cassetes específicas de 12 nem sempre compatíveis com todas as bicicletas.
Para terem uma ideia, o meu EDS 0X 2.0 está a trabalhar com uma cassete Shimano XT, uma corrente Shimano XTR e um prato de 32 dentes Hollowgram. Este é o setup da minha transmissão.
Toda a configuração fina do 0X continua a ser feita pela APP mobile da WHEELTOP, aplicação essa que não obteve qualquer update significativo e desde a versão anterior que precisa ser drasticamente melhorada para que a experiência para o utilizador seja agradável a nível de funcionalidades e traduções.
Eu diria que o principal problema deste sistema já desde a versão 1.0 não é o hardware, porque me deu provas que é robusto, consistente e funciona, mas sim o software que é… deficiente.
NO TERRENO
Acoplado na minha transmissão estava na hora de levar o EDS 0X para o terreno. Como o switch de velocidades é igual anterior não obtive alterações no cockpit. Algo que me dissesse "há aqui coisa nova". Mas as primeiras sensações começaram a surgir. Mecanicamente é muito idêntico à versão 1.0, mas nota-se que é ligeiramente mais silencioso e que se aproxima mais à concorrência nesse aspeto.MODO COMPETITIVO
O EDS 0X agora tem uma nova funcionalidade que a versão anterior não tinha. Podes configurá-lo para trabalhar num modo competitivo. Isso significa que a mudança de velocidades é feita mais rapidamente, mantendo a precisão, mas a aplicação avisa-te que a autonomia vai ser drasticamente afetada. Este modo apenas pode ser ativado via APP assim que aches que precisas de uma maior performance na passagem de velocidades. Eu fico-me bem pelo modo "lazer".
ANT +
Para mim uma das grandes melhorias que a versão anterior já pedia. O EDS 0X 2.0 tem agora comunicação ANT+ e isso permite que informação interna importante para o ciclista seja disponibilizada em tempo real no seu dispositivo GPS. Isso significa que no teu GPS já podes ter a informação da velocidade que te encontras e o estado de autonomia da bateria.
AUTONOMIA
A MINHA NOVA TRANSMISSÃO
O Wheeltop EDS 0X tem sido a minha transmissão ao logo destes meses e não sou pago para o usar. Uso-o porque realmente me tem dado, surpreendentemente, garantias até à data e mostrado consistentemente que está apto para todas as atividades que eu tenho realizado.
A versão 2.0 surge melhor esteticamente, mais esguio e aerodinâmico. Mais atual! A tecnologia ANT+ realmente era uma característica importante que surge na versão 2.0 e que faltava na versão anterior permitindo que informação importante em tempo real seja passada para dispositivos GPS de forma a dar informações internas para o ciclista.
O EDS 0X está melhor. Vou continuar a usar e ver até onde ele vai. Presumo que muito longe...
Boas pedaladas,
BM
0 Comentários