A tramsissão MTB mais SURPREENDENTE de 2025!

Pedaleiros,

Esta tem sido uma parte da transmissão na minha bicicleta de montanha nos últimos 6 meses. Na altura fiz a review e como prometi partilho com vocês a minha experiência com o Wheeltop EDS 0X.

Propuseram-me que o usasse, torci o nariz, enviaram-mo, recebi-o, instalei-o e fiz em 6 meses 36 atividades onde mais de 700km com o mesmo carregamento e autonomia. Usei-o em todo o tipo de condições e nem sempre nas condições menos abrasivas. Centenas de trocas de velocidades e nunca falhou, não empenou, nunca foi mexido e continua aqui, aparentemente pronto para mais 36 atividades nas condições que estiverem no dia.

Mas, como tudo na vida, surge sempre algo supostamente melhor e fui obrigado a trocá-lo e disse adeus Wheltop EDS 0X 1.0!

 

 

EDS 0X 2.0 vs. 1.0

Não é que a versão anterior fosse má, longe disso, mas havia alguns aspetos que podiam de ser melhorados. Esta versão vem numa caixa mais pequena, com um aspeto mais cuidado a nível de imagem, novo grafismo, mas lá dentro os mesmos acessórios da versão anterior. 

UNBOXING

  • Desviador EDS 0X;
  • Switch de velocidades de controlo remoto;
  • Cabo USB de carregamento magnético.

As diferenças a nível estético entre as duas versões são logo evidentes ao sair da caixa no que diz respeito ao desviador em si. A versão 2.0 surge mais atual esteticamente, mas esguio e aerodinâmico com o seu estilo “barbatana de tubarão”, mantendo praticamente o peso da versão anterior. Também algumas áreas do desviador, que deveriam estar mais protegidas e que estavam completamente expostas, surgem agora completamente isoladas e protegidas.

O switch de velocidades surge esteticamente igual à versão anterior, mas segundo a WHEELTOP, otimizado para uma conexão mais estável e sem interferências. Coisa que nunca me tinha apercebido durante a utilização da versão 1.0.

Mas isto não ficam só por uma mudança de estética...

 

MONTAGEM + CONFIGURAÇÃO

A instalação na versão 1.0 tinha sido surpreendentemente fácil de executar e esta é uma das vantagens de uma transmissão eletrónica relativamente a uma mecânica. Não é necessário cabos e garantir que a tensão desses mesmos cabos estejam no ponto para que a afinação seja perfeita. Mas a realidade é que desta vez não foi bem assim e confesso que por preguiça minha.
 

Para que não percas muito tempo com a instalação e afinação recomendo que leiam bem a documentação disponibilizada pela marca. Existem ali dois ou três parafusos importantes para que o 0X fique bem acoplado na tua cassete. A partir daí são afinações finas feitas via APP.

A filosofia deste desviador continua a mesma. Funcionar em qualquer tipo de cassete que tens instalada, independentemente da marca, desde que ela tenha entre 3 e 14 velocidades e entre 10 a 52 dentes, ao contrário de outros desviadores no mercado que obrigam trabalhar em cassetes específicas de 12 nem sempre compatíveis com todas as bicicletas.

Para terem uma ideia, o meu EDS 0X 2.0 está a trabalhar com uma cassete Shimano XT, uma corrente Shimano XTR e um prato de 32 dentes Hollowgram. Este é o setup da minha transmissão.

Toda a configuração fina do 0X continua a ser feita pela APP mobile da WHEELTOP, aplicação essa que não obteve qualquer update significativo e desde a versão anterior que precisa ser drasticamente melhorada para que a experiência para o utilizador seja agradável a nível de funcionalidades e traduções.

Eu diria que o principal problema deste sistema já desde a versão 1.0 não é o hardware, porque me deu provas que é robusto, consistente e funciona, mas sim o software que é… deficiente.


NO TERRENO

Acoplado na minha transmissão estava na hora de levar o EDS 0X para o terreno. Como o switch de velocidades é igual anterior não obtive alterações no cockpit. Algo que me dissesse "há aqui coisa nova". Mas as primeiras sensações começaram a surgir. Mecanicamente é muito idêntico à versão 1.0, mas nota-se que é ligeiramente mais silencioso e que se aproxima mais à concorrência nesse aspeto.
 
O desviador em si, e depois de o testar em terrenos mais trepidantes e analisar imagens em camera lenta, verifica-se que é mais coeso e resiste a vibrações maiores mantendo a sua prestação em terrenos mais agressivos.
 

A sua proteção IP67 permite que ele resista a lamas, pós, água e a todos os elementos que encontres nos percursos que fazes de bicicleta.


MODO COMPETITIVO

O EDS 0X agora tem uma nova funcionalidade que a versão anterior não tinha. Podes configurá-lo para trabalhar num modo competitivo. Isso significa que a mudança de velocidades é feita mais rapidamente, mantendo a precisão, mas a aplicação avisa-te que a autonomia vai ser drasticamente afetada. Este modo apenas pode ser ativado via APP assim que aches que precisas de uma maior performance na passagem de velocidades. Eu fico-me bem pelo modo "lazer".

 

ANT +

Para mim uma das grandes melhorias que a versão anterior já pedia. O EDS 0X 2.0 tem agora comunicação ANT+ e isso permite que informação interna importante para o ciclista seja disponibilizada em tempo real no seu dispositivo GPS. Isso significa que no teu GPS já podes ter a informação da velocidade que te encontras e o estado de autonomia da bateria.

 


AUTONOMIA 

A autonomia continua abusiva e uma das grandes bandeiras deste desviador. Existe uma razão para ele não ter baterias suplentes porque realmente não precisa. Na versão 1.0 cheguei a fazer com o mesmo carregamento 700km e ainda sobrar-me 20% de autonomia. Isto quer dizer que ele é bem capaz de fazer perto dos 1000km com um só carregamento completo.
 
O EDS 0X 2.0 apresenta os mesmo valores de autonomia. Capaz de efetuar cerca de 20000 mudanças de velocidade apenas com um carregamento, uma volta de 30 a 40 quilómetros equivale a um consumo de 5% de autonomia. Isso vai bater nos 800 quilómetros que eu prevejo que esta transmissão aguente com um carregamento 100% ou talvez mais dependendo se o terreno é mais técnico ou não e se o desviador for mais requisitado ou não.
 
Relativamente ao consumo no modo competitivo ainda não tive dados para poder comparar, mas se numa autonomia de 800 quilómetros ficares com 400 quilómetros de autonomia no modo competitivo, também não é grave!
 
 

A MINHA NOVA TRANSMISSÃO

O Wheeltop EDS 0X tem sido a minha transmissão ao logo destes meses e não sou pago para o usar. Uso-o porque realmente me tem dado, surpreendentemente, garantias até à data e mostrado consistentemente que está apto para todas as atividades que eu tenho realizado.

 

A versão 2.0 surge melhor esteticamente, mais esguio e aerodinâmico. Mais atual! A tecnologia ANT+ realmente era uma característica importante que surge na versão 2.0 e que faltava na versão anterior permitindo que informação importante em tempo real seja passada para dispositivos GPS de forma a dar informações internas para o ciclista.

O EDS 0X está melhor. Vou continuar a usar e ver até onde ele vai. Presumo que muito longe...

Boas pedaladas,

BM

Enviar um comentário

0 Comentários