Pedaleiro,
Se há coisa que eu tive receio foi um dia ter decidido substituir as sapatilhas que eu usava para andar de bicicleta junto com o meu pedal "flat", e trocá-las por sapatos de encaixe e os respetivos pedais de encaixe instalados ainda na minha antiga BERG.
O medo e receio é normal, afinal de contas passamos a estar presos à bicicleta e fazemos agora parte de uma peça só, e todos sabemos que uma bicicleta quando se desequilibra, cai. E nós vamos juntos! Mas esta é realmente a única desvantagem que eu vejo no meio de inúmeras vantagens de usar sapatos de encaixe, pelo menos no cenário de MTB na vertente XC.
VANTAGENS
FORÇA
Quando não pedalas com pedais de encaixe, a tua força na pedalada é feita apenas e unicamente carregando no pedal, ora com a direita e esquerda alternadamente. Quando usas pedais de encaixe a força no pedal tanto é aplicada quando empurras o pedal (para baixo) ou puxas o pedal (para cima). Esta força e movimento resulta numa maior eficiência na pedalada aumentando o leque de músculos usados na propulsão, logo, a força é aplicada não por uma pernas mas pelas duas.
TRAÇÃO
Este movimento contínuo gera uma rotação mais controlada da roda traseira que no XC, em partes mais técnicas que sobem, resulta também numa maior tração do pneu ao piso.
ESTABILIDADE
Nas descidas, e sobretudo nas mais técnicas, o fator "pés presos" resultam numa maior estabilidade do ciclista em cima da bicicleta, porque devido à oscilação os pés não vão a saltar em cima da plataforma, correndo o risco de perder contacto e gerar a queda.
Não é fácil à primeira acreditares nisto mas, com a experiência, vais tirar esta conclusão.
BIOMECÂNICA
Com pedais de encaixe, e após um bom BIKEFIT, consegues garantir com mais certeza que o teu pé carrega na zona certa do pedal e com o ângulo certo do joelho para não te causar danos futuros a longo prazo nas articulações.
Dizem que todos os pedais e sapatos de encaixe vêm com um pack de 6 quedas... MITO ou REALIDADE?! Deixo aqui algumas dicas que me levaram a tornar esta realidade num mito.
DICAS PARA EVITARES "PACK" DE 3 QUEDAS
Quando comecei, e para evitar o pack de 3 quedas que dizem estar associado à aquisição e adoção de pedais de encaixe, delineei um plano de ação com um conjunto de medidas que me iria conduzir a uma iniciação sem quedas. Estas medidas e plano passo-te como dicas.
CONCENTRAÇÃO
O maior problema na transição é o relaxe mental. Com sapatilha e pedal flat não tínhamos essa variável na equação o que implica na mudança uma especial atenção ao facto que não podemos estar ali simplesmente relaxados.
Para contrariar esse relaxe é importante estar constantemente a lembrar a mente que estamos presos aos pedais, pelo menos até à mente ser autónoma e tornar-se um processo natural, que não dura muito tempo.
APERTO DOS PEDAIS
Todos eles vêm com um aperto que te permite ajustar o grau de aperto e folga de um pedal. Quanto mais apertado mais ajustado à posição de pedalar ficas, no entanto mais difícil de tirar o pé. O contrário se passa quando o ajuste é aliviado onde ficas menos ajustado à bicicleta mas o pé sai mais facilmente.
PRÁTICA
Parar tirar o pé de um pedal de
encaixe é simples e só existe uma maneira. Para isso basta rodares o
calcanhar para fora da bicicleta. Pratica num terreno amplo sem grandes dificuldades técnicas o "clipar" e o "desclipar", e vai aumentando o nível à medida que te vais sentindo confortável, simulando, por exemplo, paragens bruscas que te obriguem a desencaixar de emergência.
SECÇÕES TÉCNICAS
Durante uma volta nas partes mais técnicas do percurso, quer a subir ou a descer, solta os pés dos pedais rodando o calcanhar para fora da bicicleta e coloca o a planta do pé do pedal de encaixe. Isto por incrível que pareça é pior do que levar os pés presos em termos de segurança e estabilidade, mas ajuda a aliviar a pressão do momento. Pelo menos até subires e desceres e no final até te esqueceste de soltares os pés dos pedais.
CONCLUSÃO
O medo ou receio que sentes é normal, mas é esse medo que vai colocar todos os teus sentidos em alerta. O facto de ires relaxado para a tua primeira volta com sapatos de encaixe vai aumentar a probabilidade de usares o pack de 3 quedas.
No fim vais chegar à mesma conclusão que todos os ciclistas que passaram pelo mesmo processo chegam, e não vais conseguir voltar a andar na tua bicicleta sem pedais de encaixe.
Mentaliza-te de uma coisa. Se o ciclista mais tosco que conheces anda de pedais de encaixe, porque carga de água é que tu não vais conseguir?
Boas pedalas...
BM
0 Comentários